Os Professores Gustavo Ferreira Santos e João Paulo Allain Teixeira, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco, PPGD-Unicap, participaram do 56o ICA – Congresso Internacional de Americanistas, na Universidade de Salamanca, Espanha. No Congresso, realizado de 15 a 20 de julho, professor Gustavo Ferreira Santos apresentou trabalho sobre “A desconstitucionalização pós impeachment presidencial no Brasil” e o professor João Paulo Allain Teixeira apresentou trabalho sobre “Autoritarismo e cultura política como desafios à institucionalidade democrática no Brasil”.
O ICA – Congresso Internacional de Americanistas é realizado ininterruptamente desde 1875, quando a Société Américaine de France organizou o primeiro congresso em Nancy. Foi realizado em cidades europeias, em suas primeiras dez versões. Em 1895, foi realizado no México. Desde então, é realizado, alternadamente, em cidades da América e da Europa. É um grande evento que reúne estudiosos de diversas áreas, como antropologia, arqueologia, arte, direito, economia, educação, filosofia, geografia, história, linguística, literatura, sociologia e urbanismo.
Os trabalhos dos professores da Unicap foram apresentados no Simpósio “Processos constituintes e rupturas democráticas na América Latina”. O Professor Gustavo Ferreira Santos foi coordenador do simpósio, ao lado da Professora Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega, da Universidade Federal de Goiás, e do Professor Roberto Viciano Pastor, da Universidade de Valência.
O Congresso Internacional de Americanistas, que acontece de dois em dois anos, terá sua próxima edição em Foz do Iguaçu. Essa será a terceira vez que o evento acontece no Brasil, em 1922 foi no Rio de Janeiro e em 1954 aconteceu em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário