segunda-feira, 24 de outubro de 2016

IV Congresso da Associação Linguagem & Direito na UNICAP





Nos dias 28 a 30 de setembro foi realizado na UNICAP o IV Congresso da Associação Linguagem e Direito, ALIDI, reunindo pesquisadores na interface de estudos compreendidos entre o Direito e a Linguagem. O tema do evento foi "Rios sem Discurso?" e teve Coordenação Geral da Professora Virgínia Colares.

Áreas de discussão (realização de mesas redondas e submissão de pôsteres):

a) Discurso Jurídico realiza a análise do discurso nos mais diversos contextos, a partir de distintas abordagens do discurso. (MESA REDONDA 02).
b) Hermenêutica Endoprocessual: processo judicial & linguagem Estabelece o diálogo entre as Teorias do Processo e a Análise Crítica do Discurso Jurídico (ACDJ) a partir da análise de dados autênticos coletados nos diversos tribunais. (MESA REDONDA 07).
c) Argumentação Jurídica e Retórica no Direito como um tipo de relação discursiva que liga um ou vários argumentos a uma determinada conclusão, identificando pressupostos semânticos, Ideias subentendidas e premissas subjacentes. (MESA REDONDA 05).
d) Direito e Literatura abordagem que discute assuntos da sociedade contemporânea que perpassam pela área do Direito por meio de narrativas literárias. Estuda as interseções entre as várias teorias literárias e jurídicas. (MESA REDONDA 03).
e) Interação em contextos legais volta-se para a análise de interrogatórios nas delegacias, em audiências de instrução e julgamento e nos tribunais, problemas de testemunhas vulneráveis, uso de intérpretes, etc. (MESA REDONDA 06).
f)  Linguística Forense que trata do estudo da linguagem como evidência, como nos casos de direitos autorais e plágio, identificação de locutor e comparação de vozes, questões de publicidade, marcas, advertências de produtos de consumo, disputas contratuais e demais gêneros textuais envolvidos numa lide ante o judiciário. Nesses casos os linguistas atuam como peritos na justiça. (MESA REDONDA 01).
g) Linguagem computacional e os desafios para o Direito estuda a influência da informática e da internet na sociedade a ponto de gerar novas formas de relações que terminam por realizar diversas transformações no próprio Direito. Modificações de conceitos já institucionalizados, modificações contratuais (textos e relações jurídicas) e modificações da própria designação quanto ao Direito (Direito Digital, Eletrônico ou telemático?) que cuidará desse novo contexto e seus procedimentos (Processo Judicial Eletrônico), são alguns dos pontos que serão tratados. (MESA REDONDA 04)

Minicursos (4h/cada)

Minicurso 01 (dia 29):   A abordagem policial e a Comunicação não violenta - Mônica Azzariti de Pinho Barbosa (IPEBJ)

Minicurso 02 (dia 28):   Direito e Literatura - Andrea Campos (UNICAP).


Mais informações em www.alidi.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário