Nos dias 11 e 12 de março, ocorreu o IV Congresso Latino-Americano de Democracia e Direitos Sociais na PUC-SP e na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Glauco Salomão Leite, Professor de Direito Constitucional do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNICAP, participou do evento como conferencista nos dois dias, analisando os riscos e desafios para a proteção de direitos em contextos de erosão democrática e fragilização das instituições públicas, com ênfase para a independência judicial.
Esta foi a quarta oportunidade em que a Rede Latino-Americana de pesquisadores sobre Estado de Direito, Democracia e Direitos Sociais, constituída por acadêmicos de várias instituições latino-americanas, se reuniu de maneira organizada para apresentar e discutir seus tópicos de pesquisa sobre direitos fundamentais e instituições.
O primeiro encontro ocorreu no Brasil em 2017 e foi organizado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. O segundo ocorreu na Argentina , em 2018, organizado pela Universidade Nacional de Rosário. O terceiro aconteceu em Santiago, na Universidade de Talca, em outubro de 2019, ocasião em que o Conselho da Rede Latino-Americana de Democracia e Direitos Sociais (REDESS) aprovou que a edição de 2020 se daria novamente na cidade de São Paulo.
O programa do evento, que vem contando com o apoio da fundação Konrad Adenauer Stiftung, previu debates com tópicos previamente acordados , representativos dos grupos de pesquisa de que fazem parte os acadêmicos que compõem a rede e provenientes de universidades do Brasil, Colômbia , Chile , México Peru, Uruguai e convidados. Além disso, houve espaço para apresentação de trabalhos por alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado), apresentação de livros , curso aberto ao público sobre “Litígios estratégicos em matéria de Direitos Humanos”, mesas de debates sobre trabalhos produzidos ou em produção pelos membros da rede, dentre outras atividades .
Desde a formação da rede, o PPGD/UNICAP participa ativamente , o que reforça seu processo de internacionalização e consolida sua importância na região.