A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) divulgou o resultado do programa de Concessão de Bolsas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PBPG) para 1º semestre 2018. As bolsas são destinadas à realização de cursos de mestrado e doutorado e têm duração de 24 e 48 meses respectivamente. Quatro professores do PPGD/UNICAP tiveram seus projetos recomendados pela FACEPE. Para o mestrado em Direito, a Profa. Érica Babini Lapa de Amaral Machado aprovou o projeto “Cultura policial e criminalização juvenil: uma pesquisa sociojurídica na delegacia de polícia da criança e do adolescente de Recife, PE”. Já a Profa. Marília Montenegro Pessoa de Melo aprovou o projeto de pesquisa tratando da problemática “Mulheres encarceradas pelo tráfico de drogas no estabelecimento prisional feminino Santa Luzia: uma análise sob a ótica da criminologia feminista”.
Com relação a bolsas para o doutorado em Direito, foram recomendadas as propostas apresentas pelos professores João Paulo Allain Teixeira e Glauco Salomão Leite. O primeiro pretende abordar “O papel do Poder Judiciário num cenário de crise institucional: uma análise à luz da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann”. Já o segundo busca analisar a seguinte questão: “Juízes gestores? Do protagonismo judicial ao diálogo institucional na implementação do direito à saúde.”
Esse resultado é bastante positivo para o PPGD/UNICAP, que vem se consolidando como um significativo espaço acadêmico de produção de conhecimento científico no país.