Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

Asa Branca Conquista Edital Universal CNPq

O Grupo Asa Branca de Criminologia aprovou projeto de pesquisa no edital Universal/2014 - CNPQ. A pesquisa intitulada "A ATIVIDADE POLICIAL DE CRIMINALIZAÇÃO DE MULHERES POR TRÁFICO DE DROGAS: DA VERIFICAÇÃO DO ELEMENTO SUSPEITO AO IMPACTO NO ENCARCERAMENTO FEMININO EM RECIFE" receberá financiamento do órgão para os anos de 2015 e 2016 e visa compreender a atuação das polícias e suas narrativas no deslinde processual de mulheres presas por tráfico de entorpecente em Recife/PE.

A preocupação surge no momento em que a "guerra às drogas"  trouxe novos desafios às pesquisas sobre a criminalização feminina, pois que, no Brasil, as pesquisas indicam que a população carcerária cresce em relação às mulheres de forma mais acelerada que em relação aos homens. Ante este fenômeno, a contribuição da pesquisa, indiretamente e a longo prazo, é influenciar nos delineamentos da política criminal de combate ao tráfico de entorpecentes e diretamente e em curto prazo é munir a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco do produto da pesquisa para contribuir na orientação das estratégias policiais de combate ao delito. A meta, portanto, é contribuir com conhecimentos na área para influir sobre o impacto de encarceramento de mulheres a nível local e indiretamente, a nível nacional.

A equipe é formada por Marília Montenegro é formada por Luciano Oliveira, Fernanda Fonseca Rosenblatt, Manuela Abath, Érica Babini Machado, Carolina Salazar, Helena Castro e contará com todos os membros do Grupo Asa Branca de Criminologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário